Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ensino Superior. Alunos podem alterar candidatura este domingo

28 ago, 2022 - 07:21 • Redação com Lusa

Os futuros estudantes universitários podem apresentar a candidatura à 1ª fase ou fazer alterações.

A+ / A-

A plataforma ‘online’ para as candidaturas à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior (CNAES) vai estar aberta, neste domingo, para novas inscrições ou alterações, depois de o Governo ter aprovado o reforço de vagas.

A plataforma estará disponível para que os alunos possam apresentar a candidatura à 1.ª fase, caso não o tenham feito ainda, ou fazer alterações às candidaturas já submetidas.

A 1.ª fase do CNAES terminou em 08 de agosto e, pelo terceiro ano consecutivo, houve mais de 60 mil candidaturas (61.473) para 53.560 vagas inicialmente fixadas, o que significa que havia mais 7.913 candidaturas do que lugares nas instituições.

É também o terceiro ano consecutivo que o Governo permite o aumento excecional de vagas, ainda que este ano não se tenha registado um aumento face a 2021. No ano passado candidataram-se quase 64 mil estudantes e em 2020 a 1.ª fase recebeu mais de 62 mil inscrições. Em 2019, tinham sido pouco mais de 51 mil.

Os resultados da primeira fase do CNAES serão conhecidos em 11 de setembro e segue-se depois a 2.ª fase, que decorre entre 12 e 23 de setembro, havendo ainda uma 3.ª fase, entre 07 e 11 de outubro.

A plataforma de candidatura ‘online’ ao concurso nacional de acesso ao Ensino Superior para o ano letivo de 2022-2023 foi determinada por despacho do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior publicado em Diário da República e pode ser acedida atavés da página da Direção-Geral do Ensino Superior (www.dges.gov.pt)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+