Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Casas inundadas, carros arrastados e muita lama. Chuva arrasta detritos em Manteigas

13 set, 2022 - 10:03 • Anabela Góis , Olímpia Mairos

Não há registo de desalojados ou feridos. Por causa da chuva e vento fortes, o país continua praticamente todo sob aviso amarelo da Meteorologia. As exceções são Beja e Faro.

A+ / A-
Fotos: Facebook Flávio Massano (clique na seta para ver a fotogaleria)
Fotos: Facebook Flávio Massano (clique na seta para ver a fotogaleria)

A chuva intensa que está a afetar o país fez transbordar esta manhã uma linha de água em Sameiro, no concelho de Manteigas.

A linha de água transbordou, depois de uma hora intensa de chuva, e com o arrastamento de inertes dos incêndios recentes na Serra da Estrela, provocando várias inundações em casas e num centro desportivo.

À Renascença, o presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, diz que “uma hora bastou para que destas encostas descesse tudo e mais alguma coisa”.

“Estamos a falar de troncos, de árvores inteiras, lama, detritos do incêndio, detritos que não são do incendio e levou tudo à frente”, sinaliza.

Segundo o autarca, a chuva “levou o gradeamento de pontes, entrou pelas casas, restaurantes, entrou nos equipamentos lúdicos. Uma piscina da freguesia está completamente atulhada de lama, campo lúdico e de jogos desta freguesia também está completamente destruído”.

“Várias viaturas foram arrastadas ao longo das ribeiras da freguesia em direção ao rio Zêzere e neste momento não sabemos sequer onde estão, foram rio Zêzere abaixo”, acrescenta, destacando que “depois do incêndio que foi catastrófico o cenário é desolador para estas pessoas, que já tinham sofrido na pele ferido na pele uma catástrofe e agora sofrem outra”.

Flávio Massano indica que, de momento, não tem informação de desalojados, nem de feridos, assegurando que “está toda a gente bem” e que está no terreno a avaliar a situação.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, pelas 03h48 foi dado o alerta para um movimento de massa (deslizamento de terras) na localidade de Sameiro, concelho de Manteigas, distrito da Guarda.

Inundações e quedas de árvores

A ocorrência de Manteigas foi a mais grave registada pela Autoridade de Proteção Civil nas últimas horas por causa do mau tempo.

No total e de acordo com o comandante Pedro Araújo, houve mais de 300 ocorrências sobretudo quedas de árvores e inundações, a maioria na região de Lisboa e Setúbal.

“Destas 374 ocorrências que registámos em todo Portugal Continental, 111 estão associadas a quedas de árvores e 141 a inundações. Temos também ainda 42 quedas de estruturas e 75 associadas a limpezas de via”, adianta Pedro Araújo, observando que “a ocorrência mais significativa é a ocorrência no concelho de Manteigas, no distrito da Guarda, em Sameiro”.

Por causa da chuva e vento fortes o país continua praticamente todo sob aviso amarelo da Meteorologia. As exceções são Beja e Faro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+