Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal registava sete incêndios ativos às 00h00 de sábado

27 ago, 2022 - 00:24 • Lusa

À meia noite, encontravam-se em resolução dois incêndios, com 25 operacionais e cinco veículos.

A+ / A-

Portugal continental registava às 00h00 deste sábado sete fogos ativos, sendo o do Sabugal, no distrito da Guarda, o que gera mais preocupação, segundo o "site´ da Proteção Civil.

Os sete fogos em curso estavam a ser combatidos por 204 operacionais e 58 meios terrestres.

De acordo com o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 00h00, encontravam-se em resolução dois incêndios, com 25 operacionais e cinco veículos.

Àquela hora, no Sabugal, estavam 141 bombeiros, apoiados por 41 viaturas, a combater o fogo que lavra desde as 17h11 de sexta-feira.

O incêndio foi considerado "ocorrência importante" pela ANEPC, uma vez que já tem uma "duração superior a três horas" e "mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos".

Às 00h00, estavam em conclusão 28 incêndios, envolvendo 619 operacionais e 191 meios terrestres.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou na sexta-feira mais de 50 concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra e Castelo Branco em perigo máximo de incêndio rural.

O IPMA colocou também vários concelhos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Santarém, Portalegre, Lisboa, Beja e Faro em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.

O perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira, segundo o Instituto.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+