Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vila Real

Viatura dos bombeiros arde no combate ao incêndio em Valpaços

25 ago, 2022 - 12:56 • Lusa

Pelas 12:45 estavam mobilizados no combate a este fogo 203 operacionais, 63 viaturas e cinco meios aéreos.

A+ / A-

Uma viatura dos bombeiros ardeu esta quinta-feira de manhã durante o combate ao incêndio que deflagrou na quarta-feira em Lamas, concelho de Valpaços, e que continuava hoje a lavrar em zona de mato e pinhal, adiantou o comandante deste teatro de operações.

José Barros, comandante dos bombeiros de Sabrosa, disse que na sequência do incidente não se verificaram feridos, explicando que a viatura pesada foi atingida durante o combate ao fogo naquele concelh do distrito de Vila Real.

A informação foi confirmada à Lusa pela Liga dos Bombeiros Portugueses:

“Esta manhã ardeu mais uma viatura de bombeiros, felizmente sem consequências para os bombeiros que faziam parte da sua tripulação.”

A viatura, explicou a Liga, “apoiava o combate ao fogo em Valpaços e pertence à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carnaxide, Oeiras”.

José Barros referiu que o fogo lavra numa zona de mato e pinhal, tem duas frentes ativas e muitos pontos quentes, não havendo, neste momento, localidades em perigo.

As preocupações dos operacionais são também as “condições meteorológicas desfavoráveis” esperadas para esta tarde, nomeadamente o vento forte.

Segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 12:45 estavam mobilizados para este fogo 203 operacionais, 63 viaturas e cinco meios aéreos.

O alerta para este fogo foi dado às 17:35 de quarta-feira.

No distrito de Vila Real, havia, pela mesma hora, oito ocorrências em curso, entre incêndios ativos, em resolução e conclusão, que mobilizavam um total de 731 operacionais, 210 viaturas e seis meios aéreos.

A ocorrência que empenha mais meios continua a ser a que deflagrou domingo, na Samardã, também no distrito de Vila Real, e que na quarta-feira à noite foi dado como dominado pela terceira vez.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+