Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições em Angola

Protesto no consulado de Angola. Grupo tentou apedrejar autocarro, um polícia ferido

25 ago, 2022 - 12:05 • Celso Paiva Sol

Apesar da presença de agentes da PSP, que acompanhou os funcionários do consulado ao autocarro, grupo de manifestantes arremessou pedras e outros objetos contra a comitiva.

A+ / A-

A Polícia de Segurança Pública (PSP) foi obrigada a usar a força, ao final da tarde de ontem, para dispersar um grupo de pessoas que tentou apedrejar o autocarro em que seguiam os funcionários do consulado de Angola em Lisboa.

Em comunicado esta quinta-feira, a PSP revela que os incidentes começaram quando os funcionários e delegados destacados para acompanhar as eleições em Lisboa saíram por uma porta secundária para "evitar uma manifestação hostil" que decorria frente à porta principal.

Apesar de a polícia estar presente, e de ter acompanhado os funcionários do consulado até ao autocarro que os iria conduzir a um hotel da cidade, os manifestantes arremessaram pedras e outros objetos contra a comitiva.

Foi nesse momento, adianta a nota da PSP, que os agentes efetuaram "uma vaga de dispersão com uso da força, para conseguir repor a ordem".

Destes incidentes resultaram ferimentos num polícia e danos em várias viaturas que se encontravam estacionadas junto ao consulado.

Na mesma nota, a PSP esclarece que acompanhou todo o dia de eleições junto daquela representação diplomática, e que decidiu reforçar o dispositivo quando, ao final do dia de ontem, já depois de encerradas as urnas, se verificou que um elevando número de pessoas se mantinha no exterior do edifício em protesto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+