Tempo
|
A+ / A-

Incêndio na Serra da Estrela. Governo vai declarar estado de calamidade

22 ago, 2022 - 14:00

Decisão foi anunciada pela ministra da Presidência após reunião com autarcas dos concelhos mais afetados pelos incêndios das últimas semanas.

A+ / A-

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou esta segunda-feira que o Governo vai declarar estado de calamidade pública nos concelhos mais afetados pelos incêndios das últimas semanas na região da Serra da Estrela.

A medida entrará em vigor dentro de 15 dias, depois de feito um levantamento de todos os danos e prejuízos decorrentes dos fogos, para "responder o melhor e mais urgentemente possível a estes territórios", adiantou a governante, depois de uma reunião com os autarcas da região.

"Durante 15 dias, os diferentes organismos do Estado, em parceria com os municípios, farão o levantamento de todos os danos, de todos os prejuízos, de todas as situações que têm de ser corrigidas", explicou Vieira da Silva.

Feito o levantamento, que é "fundamental para se definirem as medidas", o Governo "aprovará o conjunto de medidas de resposta a estes incêndios, ao abrigo do estado de calamidade".

No imediato, terá início a distribuição de alimentos para os animais, medidas de apoio social imediatas e a recolha de madeira queimada durante os fogos, que consumiram um quarto do Parque Natural da Serra da Estrela.

"Duas semanas é um espaço muito curto para um incêndio com a dimensão que este teve. A partir de setembro, haverá um terceiro momento muitíssimo importante: a redefinição de um plano de revitalização deste Parque Natural da Serra da Estrela", adiantou a ministra.

O "grande plano" de revitalização da Serra da Estrela avança em setembro, "depois de estabilizado todo o solo e todo o território", anunciou o presidente da Câmara Municipal de Manteigas no final da reunião.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+