Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Acesso ao parque da praia de São João fechado até às 17h00

21 ago, 2022 - 14:49 • Lusa

Autoridades acompanham alguns reacendimentos e "vai manter-se a vigilância ativa" dos meios no local, assentes em 50 operacionais.

A+ / A-

O acesso ao parque de estacionamento da praia de São João, na Costa da Caparica, em Almada, cortado no sábado devido a um incêndio, vai continuar encerrado pelo menos até às 17h00.

"Às 17h00 será feita uma reavaliação relativamente aos trabalhos de rescaldo que decorrem naquele perímetro e o comando das operações decidirá se procederá à reabertura ou não do acesso", afirmou à Lusa a vereadora com o pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal de Almada, Francisca Parreira.

A responsável autárquica destacou que a evacuação e interdição do parque decretadas no sábado "tinha exclusivamente a ver com questões de segurança e de trabalho dos meios operacionais", continuando a ser esses os motivos para a interdição: "Os meios operacionais precisam desse acesso e de estar em exercício em condições seguras".

Paralelamente, o presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, José Ricardo, referiu à Lusa que "há alguns reacendimentos que estão a ser vigiados". Face a essa situação e a uma possível mudança das condições do vento durante a tarde, "vai manter-se a vigilância ativa" dos meios no local, assentes em 50 operacionais, 15 viaturas e uma máquina de rasto.

"É bom frisar que a praia de São João continua aberta, mas só se podem usar os caminhos laterais para a praia. A única coisa que está fechada é o parque de viaturas", acrescentou.

Já o administrador da entidade responsável pelo parque de estacionamento, José André, até admitiu ter a indicação por parte da Proteção Civil de que o parque não poderia reabrir devido às operações de rescaldo do incêndio. No entanto, vincou que as pessoas podem deslocar-se a pé até à praia de São João ou aos bares existentes (e que permanecem abertos) pelos acessos laterais das outras praias (Santo António e Cova do Vapor), mas não pelo caminho principal do parque devido à interdição. "A Proteção Civil não quer que as pessoas ou os carros passem por ali para não atrapalhar os bombeiros", disse à Lusa o responsável do parque de estacionamento das praias de São João.

O alerta para este incêndio foi dado às 16h40 de sábado e só foi dado como dominado pelas autoridades pelas 00h49 de hoje, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

Deste incêndio resultaram três feridos: dois bombeiros e um civil. Um dos bombeiros e o civil foram assistidos no local, tendo o outro bombeiro sido transportado para o Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+