Tempo
|
A+ / A-

1.500 operacionais em operações de rescaldo na Serra da Estrela e Caldas

18 ago, 2022 - 09:28 • Celso Paiva Sol com redação

Cerca de 30 concelhos estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê uma subida da temperatura máxima.

A+ / A-

Os dois incêndios que mais preocupavam as autoridades, na Serra da Estrela e Caldas da Rainha entraram em fase de resolução. Cerca de 1.500 operacionais estão envolvidos nas operações de consolidação que deverão prosseguir durante o dia.

“É expectável que o dia de hoje continue com este trabalho e esperar que não existem reativações fortes que possam alterar o estado do incêndio na Serra da estrela, que é dominado”, admite o Comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

“O perímetro é enorme e há muitos pontos quentes com difíceis acessos”, admite.

Em relação ao fogo nas Caldas, o mesmo responsável espera que haja menos vento para ajudar nos trabalhos de consolidação.

Esta quinta-feira, 30 concelhos dos distritos da Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro estão em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O IPMA prevê uma subida da temperatura máxima, já a partir de hoje, como indica a meteorologista Maria João Frada, avança que estes avisos amarelos podem estender-se até meio da próxima semana.

O panorama é preocupante e, esta tarde, o Presidente da República vai estar com o Ministro da Administração Interna no briefing da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+