Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PJ

PJ detém três suspeitos de "vishing" em Coimbra. Dois ficam em prisão preventiva

21 out, 2022 - 12:18 • Diogo Camilo

Três homens estão indiciados, dois deles ficaram em prisão preventiva. Método de "vishing" passa por realizar transferências ou fazer compras em nome das vítimas.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta sexta-feira que foi desmantelado um grupo suspeito de "branqueamento e falsidade informática" através do método de “vishing”, que passa por realizar transferências ou fazer compras em nome das vítimas.

O "vishing", ou "voice phishing", passa por conseguir obter dados pessoais das vítimas através de chamadas ou mensagens de voz.

Em comunicado, a PJ refere que foram detidos em flagrante delito três homens no município de Coimbra, com idades entre os 20 e os 42 anos, "fortemente indiciados pela prática dos crimes de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento”, e por "branqueamento dos proveitos ilícitos, obtidos através de tais crimes".

Dois dos detidos tinham já “abundantes antecedentes criminais” pela prática de crimes idênticos, pelo que irão aguardar julgamento em prisão preventiva.

A Polícia Judiciária anunciou ainda a apreensão de diversos objetos relacionados com a prática dos crimes, assim como uma “viatura topo de gama, recentemente adquirida por um dos detidos, e objetos que se presumem ouro e que serão também resultado dos procedimentos de branqueamento dos proveitos ilicitamente obtidos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+