Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Reguengos de Monsaraz. ExpoReg regressa de olhos postos na agricultura do séc. XXI

10 ago, 2022 - 14:44 • Rosário Silva

As atividades económicas de Reguengos de Monsaraz vão estar em exposição entre 12 e 15 de agosto.

A+ / A-

Mais de 70 empresas e outras tantas instituições participam entre 12 e 15 de agosto, na 28.ª ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz.

O Parque de Feiras e Exposições da cidade recebe esta edição da ExpoReg, que vai ser dedicada à agricultura do século XXI, contendo uma exposição em permanência, dedicada ao tema, numa altura em que a seca leva os agricultores a manifestar um conjunto de preocupações com a situação que se vive no setor.

Do programa, destaque no dia 13 de agosto, para a conferência “A Agricultura do Século XXI”, que vai decorrer no Auditório Guadiana. Um encontro moderado por Felipe Perdiz, da Elite Vinhos, que abre com a comunicação “Agricultura de Precisão”, por José Rafael da Silva, do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora.

Segue-se Gonçalo Morais Tristão, o presidente do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio que vai falar sobre “Regas de Precisão” e, logo depois, Eiras Dias, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária aborda o tema “As Castas do Século XXI”.

A fechar a conferência é apresentada a comunicação “Mecanização Agrícola/Melhorias da pulverização de produtos fitofarmacêuticos e diminuição da deriva” com Helena Marcão, da Samuel Salgado, Pepe Núñez, da Pulverizadores Fede e Daniel Lopes, da Jopauto.

Para além das empresas de bens e serviços de apoio à agricultura e de maquinaria agrícola, a ExpoReg conta igualmente com expositores “nas áreas do comércio de automóveis, climatização, artesanato, queijos, mel, gin, cerveja artesanal, doçaria, imobiliário, mecânica, vestuário, veterinária e produtores de vinho”, revela uma nota do município alentejano, enviada à Renascença.

Destaque também para a 25ª Exposição de Pecuária, com dezenas de caprinos, ovinos e bovinos de vários produtores do Alentejo.

Música, toiros e concurso de saltos

A abertura do evento realiza-se na sexta-feira, dia 12 de agosto, pelas 18h00, e vai contar com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, seguindo-se a visita aos expositores e uma prova de vinhos e de produtos do concelho.

Como a feira se faz de outras iniciativas, saiba que às 22h00 sobe ao palco Rafa e Beltran, com o Grupo de Sevilhanas Corazon Flamenco e a partir da meia-noite o Dj Vassalo vai animar a pista de dança.

No dia 13, o picadeiro, recebe a partir das 18h00, as primeiras provas do Concurso de Saltos Nacional – Especial. Já no palco da ExpoReg, às 22h00, atuam o grupo Baila Maria e a partir da meia-noite o Dj Moonlight e o Deejay JonnyM. Também à meia-noite tem início a largada de toiros no Campo das Largadas.

No domingo, dia 14 de agosto, às 18h00 tem início o segundo dia de provas do concurso de saltos. Na música, o palco vai pertencer a Mário Moita que atua a partir das 22h00, num espetáculo comemorativo dos 40 anos de carreira deste artista. Quanto à pista de dança, abre à meia-noite, com as misturas da Dj Miss Shy e do Dj Mike del Mata. Para a mesma hora está prevista mais uma largada de toiros.

Na segunda-feira, último dia da ExpoReg, pelas 22h00, realiza-se uma Corrida de Touros à Portuguesa, na Praça de Touros José Mestre Batista. Nesta corrida de alternativa a António Núncio vão estar também os cavaleiros João Telles, Tiago Carreiras, Miguel Moura, António Prates e Tristão Telles. Os forcados de Évora e de São Manços vão pegar toiros da Ganadaria Branco Núncio.

Quanto ao palco do certame terá a partir das 22h00 uma noite de fados com António Pinto Basto, Luís Caeiro, Alexandra e José Gonçalez. A fechar, pela meia-noite, atua a banda Os Red.

A exposição de atividades económicas de reguengos tem entrada gratuita e o Pavilhão Multiusos vai estar aberto ao público na sexta-feira, entre as 18h00 e a meia-noite, e nos restantes dias das 10h00 à meia-noite. A tradicional Feira de Santa Maria decorre no domingo e na segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+