Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aveiro. Associação recorre à justiça para obrigar câmara a limpar lixeira

09 ago, 2022 - 08:37 • Lusa

Em causa está uma lixeira a céu aberto, com um volume estimado superior a 10 toneladas, com resíduos sólidos urbanos amontoados, monos e resíduos de construção civil.

A+ / A-

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) apresentou uma ação de condenação à prática de ato devido contra a Câmara de Aveiro para obrigar a autarquia a limpar uma lixeira clandestina.

Em causa está uma lixeira a céu aberto, com um volume estimado superior a 10 toneladas, com resíduos sólidos urbanos amontoados, monos e resíduos de construção civil, existente na Zona Industrial de Taboeira, na freguesia de Cacia.

"A partir de relatos, estes resíduos têm vindo a ser acumulados ao longo de cinco anos e meio, a partir de diferentes proveniências, e com conhecimento de representantes de órgãos do poder local", refere a ASPEA, numa nota enviada à agência Lusa.

A associação ambiental diz ter contactado a Câmara no dia 7 de abril a solicitar uma rápida intervenção por se tratar de uma situação "extremamente crítica de insalubridade" e por se tornar "um grave risco para a saúde pública", além do respetivo impacto ambiental ao nível da biodiversidade e águas subterrâneas, mas até agora não obteve qualquer resposta.

"Passados quatro meses sem que o devido tratamento e a limpeza tivessem iniciado, e tendo em conta a gravidade da situação para a saúde pública, a ASPEA apresentou ao Tribunal Administrativo de Aveiro uma ação administrativa de condenação na prática de ato contra a Câmara de Aveiro", refere a associação.

Na ação, a ASPEA pede que a autarquia seja condenada na prática do ato que omitiu e que se consubstanciará na limpeza do local e reencaminhamento dos resíduos que ali se encontram para local adequado aos mesmos.

O auto de vistoria refere ainda que parte dos resíduos acumulados na envolvente do bairro terá sido depositada pelos próprios moradores do bairro, pelo que a equipa de saúde pública considerou que a comunidade local deve ser envolvida nas ações de limpeza e na mudança de comportamentos.

Além das autoridades locais, a ASPEA denunciou a situação à Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro CCDRC.

A Lusa tentou contactar o presidente da Câmara de Aveiro, mas até ao momento não foi possível.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+