Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ilhas do grupo central dos Açores sob aviso amarelo até segunda-feira

07 ago, 2022 - 21:32 • Lusa

O IPMA prevê que a chuva forte no grupo central(ilhas da Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa) pode ser acompanhada de trovoada.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso amarelo para o grupo central dos Açores até às 12:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de segunda-feira, devido à precipitação por vezes forte que se tem registado.

O IPMA prevê que a chuva forte no grupo central(ilhas da Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa) pode ser acompanhada de trovoada.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave da escala e significa que existem riscos para determinadas atividades.

A Proteção Civil dos Açores registou, entretanto, das 00:00 até às 14:00 locais, nove ocorrências nas ilhas Terceira, Faial e Pico, na sequência do mau tempo na região.

Segundo o comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), a "maior parte das ocorrências reportadas está relacionada com inundações de habitações e de vias e, na ilha do Faial, um raio atingiu uma habitação, tendo causado danos de pequenas dimensões".

De acordo com a Proteção Civil, "até ao momento, não há danos pessoais a registar".

O SRPCBA recorda que na noite de sábado foram registadas "diversas ocorrências, nomeadamente inundações de vias, um incêndio habitacional e uma ocorrência multivítimas com 11 feridos, dos quais sete ligeiros e quatro graves".

Os feridos graves que deram entrada no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, na sequência da queda de um raio, encontram-se estáveis e outros já tiveram alta, referiu, entretanto, hoje o presidente do conselho de administração da unidade hospitalar.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+