Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hospitais de Coimbra realizam intervenções pulmonares pioneiras em Portugal

28 nov, 2023 - 17:53 • Lusa

Objetivo é reduzir o número de cirurgias cardíacas repetidas ao longo da vida dos doentes com cardiopatia congénita.

A+ / A-

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou uma série de quatro intervenções valvulares pulmonares pioneiras em Portugal, através da implantação de próteses autoexpansivas, foi nesta terça-feira anunciado.

"O objetivo do procedimento que consiste na implantação minimamente invasiva de próteses autoexpansíveis em posição pulmonar, para tratamento de uma cardiopatia congénita, é o de reduzir o número de cirurgias cardíacas repetidas ao longo da vida dos doentes", afirma o CHUC, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, os dispositivos implantados "permitem expandir o tratamento minimamente invasivo de cardiopatias congénitas para os doentes com anatomias de maiores dimensões, até agora apenas abordáveis por cirurgia cardíaca convencional".

Os procedimentos foram realizados na semana passada pelos cardiologistas de intervenção Manuel Santos, Luís Paiva, Patrícia Silva e José Martins, da Unidade de Intervenção Cardiovascular, Joana Gonçalves, anestesiologista, com o apoio do Serviço de Cirurgia Cardíaca do CHUC.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+