Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Burlas. Apreendidos dezenas de cartões do cidadão em discotecas de Lisboa

02 ago, 2022 - 11:32 • Lusa

Polícia alerta que documentos de identificação e cartões bancários podem vir a ser usados para atividades ilícitas ou vendidos na "dark web".

A+ / A-

Mais de 60 cartões do cidadão foram apreendidos em dois espaços de diversão noturna em Alcântara, Lisboa, no âmbito de uma investigação sobre burlas qualificada e informática e falsificação de documentos.

Numa nota, a PSP alertou que os cidadãos que frequentam áreas de diversão noturna devem manter-se "atentos aos bens pessoais, especialmente documentos identificativos e cartões bancários, sob pena de poderem vir a ser usados para atividades ilícitas, tais como os crimes ora em investigação, ou vendidos na "dark web"".

As apreensões, feitas na passada quinta-feira, foram feitas na sequência de um inquérito em que se investiga "um catálogo de crimes dos quais se destacam os crimes de burla qualificada, burla informática e falsificação de documentos", e que conduziu a buscas nos dois espaços noturnos.

Durante as buscas foram identificados 18 cidadãos e apreendidos 63 cartões de cidadão, de nacionalidade portuguesa, e 12 cartões bancários, além de um cartão de cidadão de nacionalidade francesa, um passaporte brasileiro, duas cartas de condução portuguesas e uma autorização de residência.

"Os responsáveis pelos espaços de diversão noturna não podem reter ou conservar o cartão de cidadão, como garantia de pagamento ou por outro motivo qualquer", destacou.

A PSP salientou que, no caso de extravio, perda ou furto destes documentos, os titulares devem participar às autoridades, e que os responsáveis dos estabelecimentos noturnos estão obrigados a devolver os cartões perdidos nos estabelecimentos ao Instituto de Registo e Notariado ou às autoridades policiais, "sob pena de responsabilidade contraordenacional e criminal".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+