A+ / A-

PSD exige ao Governo que garanta funcionamento do SIRESP

29 jul, 2022 - 12:19 • Redação

Vice-presidente da bancada do PSD diz-se preocupada com as novas denúncias sobre as falhas do sistema de comunicação de emergência.

A+ / A-

O PSD exige ao Governo que garanta o funcionamento do SIRESP, o sistema integrado de gestão de redes de segurança e emergência.

"Esta rede tem dado consecutivamente vários problemas ao longo dos anos, têm sido divulgadas as enormes dificuldades do funcionamento deste sistema que pelos visto se mantém e o Estado português tem efetivamente de garantir que esta rede funciona", defendeu esta sexta-feira Andreia Neto, vice-presidente da bancada social-democrata.

Em causa está a denúncia feita à Renascença sobre "falhas constantes" do sistema de comunicação de emergência durante os incêndios de há duas semanas em Leiria.

"O PSD manifesta a enorme preocupação que temos relativamente a esta questão, juntamo-nos à preocupação daqueles que são os operacionais no terreno", acrescenta Andreia Neto.

Segundo os relatos ouvidos pela Renascença, muitas das falhas estiveram relacionadas com a sobrecarga da rede, nos momentos de passagem de um incêndio de pequena ou média dimensão para um teatro de operações de grande dimensão.

Em alguns dos casos, as falhas foram momentâneas e passíveis de ser contornadas, através de sistemas de redundância (telemóveis e rádio). Noutros, as comunicações estiveram mesmo cortadas durante longos períodos de tempo.

A Renascença questionou o SIRESP sobre as falhas relatadas, mas, até à hora de publicação desta notícia, não obteve resposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+