Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo quer gestores hospitalares a contratar tarefeiros para os quadros

28 jul, 2022 - 21:04 • João Carlos Malta

A secretária de Estado da Saúde apresenta conjunto de quatro medidas para reestruturar relação dos hospitais com os profissionais de saúde. São resoluções para seis meses, mas governo diz que continua a negociar com os sindicatos.

A+ / A-

A secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, quer que os hospitais tenham capacidade de contratar os médicos tarefeiros para os quadros. Outra das quatro medidas apresentadas, esta quinta-feira em conferência de imprensa, é o do aumento das horas extraordinárias.

Os valores são os seguintes: 50 euros por hora a partir da hora 51 e até à hora 100 de trabalho suplementar, 60 euros a partir da hora 101 e até à hora 150 e 70 euros a partir da hora 151 de trabalho suplementar.

A medida já gerou críticas dos administradores hospitalares e sindicatos em torno do novo regime temporário de remuneração do trabalho suplementar dos médicos em serviços de urgência, antecipando um efeito positivo desta medida.

Maria de Fátima Fonseca afirma que é vontade do executivo que haja um reforço da autonomia de gestão do SNS, que passe pela “contratação de especialistas e de urgências, nomeadamente os que exerceram funções em regime de prestação de serviço”.

O pagamento de ajudas de custa também passa de 60 quilómetros para 30 quilómetros, numa prespetiva de melhorar a gestão integrada.

A secretária de Estado reforça ainda que o contrato de serviços de pessoal médico só deve acontecer quando não for possível que as equipas sejam formadas com pessoas do quadro.

“O objetivo é promover a valorização do pessoal médico em detrimento da aquisição de serviços”, afirmou.

A governante garante que as negociações de caráter estrutural continuam com os sindicatos do setor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+