A+ / A-

Pesca da sardinha retomada esta quinta-feira em Portugal

01 mai, 2024 - 21:56 • José Carlos Silva , João Malheiro

Humberto Jorge explica que, em abril, esta espécie "não tem o teor de gordura desejável para o consumo fresco e para a indústria de transformação".

A+ / A-

A partir da meia-noite desta quinta-feira é retomada pesca de sardinha, em Portugal.

Depois de quatro meses de proibição, as embarcações começam a sair para o mar já esta madrugada.

À Renascença, o presidente da Associação Nacional das Organizações da Pesca do Cerco (ANOPCERCO) indica que os pescadores decidiram arrancar mais tarde as capturas, para garantir uma melhor qualidade da sardinha.

Humberto Jorge explica que, em abril, esta espécie "não tem o teor de gordura desejável para o consumo fresco e para a indústria de transformação".

Todos os anos, só se sabe como será a sardinha quando se começa a pesca, mas a ANOPCERCO tem expectativas para este ano. O representante conta que, à semelhança ao ano anterior, a sardinha "está abundante na nossa costa".

"Ainda há dúvidas em relação à qualidade do pescado nesta época e o seu tamanho. São estes os fatores que vão depois influenciar o preço", esclarece.

Com Espanha a competir neste mercado, Humberto Jorge explica como escolher uma sardinha em condições e garantir que foi pescada em Portugal: "Se está ainda com brilho, se os olhos não estão ensanguentados, aquilo que se chama a sardinha engravatada".

"Maior o brilho, mais fresca ela é. Se se certificarem que a sardinha vem de lotas portuguesas, a frescura, à partida, está garantida", acrescenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+