Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explicador

Transportes públicos gratuitos em Lisboa. Para quem? E como fazer?

26 jul, 2022 - 08:08 • Miguel Coelho com redação

Desde o início desta semana, os residentes em Lisboa com idade igual ou superior a 65 anos passam a poder deslocar-se gratuitamente nos transportes públicos. E, segundo a autarquia, os estudantes até aos 23 anos vão poder fazê-lo a partir de setembro.

A+ / A-

Quem pode beneficiar desta medida e aplica-se em que transportes?

Aplica-se apenas aos residentes no município de Lisboa, ou seja, que tenham Lisboa como domicílio fiscal.

É para deslocações na cidade, não abrangendo os transportes à escala metropolitana. Portanto, na Carris abrange as carreiras dentro de Lisboa, no Metro, a chamada coroa urbana da cidade, e na CP também as estações que fiquem no concelho.

Estes são os transportes que podem ser usados de forma gratuita pelas pessoas com mais de 65 anos. Já, os jovens vão poder usar também a Fertagus entre Campolide e Roma-Areeiro.

É preciso pedir um cartão?

Deve obter um cartão Navegante que custa 12 euros. Depois é carregá-lo mensalmente com o passe Navegante Municipal.

O cartão pode ser pedido em vários locais, por exemplo, nas lojas da Carris de Santo Amaro, Arco do Cego e Saldanha. Também nos gabinetes de apoio ao cliente da CP (no Rossio, Santa Apolónia e Cais do Sodré) e em várias estações do Metro, nomeadamente, Campo Grande, Marquês de Pombal, Alameda, Jardim Zoológico e Entrecampos.

E necessário algum documento, para além do cartão de cidadão?

Terá que levar uma certidão de domicílio fiscal, que é fácil de obter no Portal das Finanças, onde tem de constar que o domicílio fiscal é em Lisboa.

Os jovens vão ter de apresentar também uma declaração de matrícula emitida pelo estabelecimento de ensino.

É-se considerado jovem até que idade?

Esta medida abrange os jovens dos 13 até aos 18 anos, mas se for estudante no ensino superior tem direito até aos 23 anos. Se estiver inscrito nos cursos de Medicina e Arquitetura (mais longos) a idade vai até aos 24.

E as crianças?

Desde 2017, as crianças até aos 12 anos já beneficiam de transportes públicos gratuitos em Lisboa nas redes do Metropolitano e da rodoviária Carris.

E quem tem de se deslocar regularmente para outro concelho da área metropolitana, como é que faz?

Nesse caso, quem queira ou precise de circular noutros municípios da Área Metropolitana de Lisboa terá de adquirir, como até aqui, o passe Navegante Metropolitano - custa 20 euros aos maiores de 65 anos e entre 22 euros e meio e os 30 euros para os jovens – pois a autarquia não comparticipa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio José Marti
    26 mai, 2023 Lisboa 08:21
    Para quando o direito ao Passe gratuito em Lisboa para os cidadãos DEFICIENTES com pelo menos 60% de Incapacidade. Ao não ter facultado semelhante direito até hoje a esta camada da população vulnerável de Lisboa, o CML está simplesmente a cometer a ilegalidade de não dar prioridade a quem a lei portuguesa concede essa mesma prioridade. Até quando senhoras e senhores dirigentes da CML?
  • Antonio Sá
    01 ago, 2022 Lisboa 10:41
    Quem já possui passe da 3ª idade válido também precisa de fazer um novo passe navegante? Parece - me excessivo , penalizador e desnecessário pois vai obrigar pessoas idosas a deslocarem - se e perder tempo em bichas para atendimento...não seria mais lógico e simples essas pessoas usarem os passes que já possuem?
  • José Manuel Oliveira
    27 jul, 2022 Lisboa 11:40
    O cartão Navegante são 12€. Depois é preciso recarregar mensalmente, tem que pagar e quanto? Devia esclarecer estes pontos no site.
  • Maria
    26 jul, 2022 Palmela 08:42
    A pretalhada tem de ver onde espeta"as pessoas tem sair e entrar com seguranca!

Destaques V+