Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GNR resgata 11 animais exóticos em Castelo Branco

26 jul, 2022 - 12:50 • Olímpia Mairos

Na sequência da operação foi identificada uma mulher de 65 anos, por não possuir qualquer documentação legal associada aos espécimes.

A+ / A-
GNR resgata 11 animais exóticos em Castelo Branco. Foto: GNR
GNR resgata 11 animais exóticos em Castelo Branco. Foto: GNR
Os animais encontravam-se numa quinta, no meio da floresta. Foto: GNR
Os animais encontravam-se numa quinta, no meio da floresta. Foto: GNR
GNR resgata 14 animais em Castelo Branco. Foto: GNR
GNR resgata 14 animais em Castelo Branco. Foto: GNR
GNR encontra diversos animais em situação irregular Foto: GNR
GNR encontra diversos animais em situação irregular Foto: GNR

A GNR resgatou, na segunda-feira, 14 animais em situação irregular, 11 dos quais exóticos, no concelho de Castelo Branco.

Em comunicado, a força de segurança esclarece que no decorrer de uma ação de patrulhamento no âmbito da Campanha Floresta Segura 2022, os elementos do Núcleo de Proteção da Natureza e do Ambiente detetaram, no meio da floresta, uma quinta com diversos animais em situação irregular.

“Alguns [dos animais] cuja detenção é condicionada mediante documentação e registo no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES), outros cuja detenção é proibida por ser espécie invasora e ainda outras espécies em que a detenção é condicionada mediante alvará por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)”, acrescenta o documento.

Foram resgatadas espécies variadas, designadamente dois suricatas, dois ouriços pigmeus africanos, dois bufos-de-bengala, dois pavões brancos, duas codornizes, um alpaca, uma tartaruga aquática, um esquilo e um pavão azul.

Segundo a GNR, na sequência da operação foi identificada uma mulher de 65 anos, por não possuir qualquer documentação legal associada aos espécimes.

Recordando a sua preocupação diária com a proteção dos animais, a GNR indica que tem disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) que funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+