Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Casal a fugir das chamas morre no incêndio de Murça

18 jul, 2022 - 18:24 • João Carlos Malta

Vítimas seguiam de carro e despistaram-se.

A+ / A-

Um casal com mais de 70 anos que tentava fugir às chamas morreu no incêndio de Murça. As vítimas seguiam de carro e despistaram-se.

O casal fugia do fogo numa viatura e acabou por cair numa ravina.

O acidente ocorreu em Penabeice, na freguesia de Jou, Murça.

"O que sabemos é que foi um acidente rodoviário, portanto, um despiste seguido de capotamento. Neste momento, a GNR está no local a fazer a recolha e a apurar as circunstâncias factuais em que o acidente se deu", afirmou o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, no "briefing" desta noite realizado na sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras.

Os idosos acabaram por perder a vida logo no local do acidente. No local, estão o INEM e duas ambulâncias dos bombeiros.

O incêndio em Murça e Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real, começou hoje de manhã a ser combatido por cinco meios aéreos.

Portugal entrou hoje, às 00:00, em situação de alerta, depois de sete dias em contingência devido aos incêndios que assolaram o país e às altas temperaturas registadas. .

A situação de alerta prolonga-se até às 23:59 de terça-feira, dia em que voltará a ser reavaliada a situação, afirmou o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, no domingo, após uma reunião, por videoconferência, com os ministérios da Defesa Nacional, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e da Alimentação.

A situação de alerta é, de acordo com a Lei de Bases da Proteção Civil, o nível menos grave, abaixo da situação de contingência e do patamar mais grave, a situação de calamidade.

[notícia atualizada às 21h55]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    18 jul, 2022 PORTUGAL 22:22
    Hoje às 14,30 horas desloquei-me à cidade de Mirandela. Fui pela A4 e na zona do Franco, comecei a ver fumo vindo do lado oposto ou seja, de Jou. No regresso vim por Valpaços e Carrazedo de Montenegro. Curioso das CURIOSIDADES foi ver que andavam MÁQUINAS ao serviço das Infraestruturas de Portugal a FREZAR a estrada e a ALCATROAR em zonas onde as BERMAS não distavam um metro e onde o RESTOLHO SECO era basto. Mas o que me trás aqui agora é que fui de encontro sem QUERER dar à frente deste incêndio. Tirei algumas fotos para tentar enviar, mas não consigo. Aquela ZONA é florestal e densa. O transito foi desviado para a Ribeirinha. Aí, estive parado sensivelmente meia hora a conversar com uns Senhores dessa localidade. Nada indicava que o fogo chegasse lá. Mas as COISAS têm de ser vistas com sangue frio, pois isto de ALGUNS ESPECIALISTAS e DEPUTADOS irem para as televisões dizerem o que POLITICAMENTE lhes convém não faz bem às MENTES das Pessoas que sofrem no terreno. Por favor não digam o que não devem dizer, pois só posso classificar isso como ASNEIRAS. Estou AQUI a descrever o percurso que FIZ ESTA TARDE, pois não gostei do que vi entre VALPAÇOS e CARRAZEDO de MONTENEGRO, bem como no incêndio FOCALIZADO entre JOU e VALONGO DE MILHAIS. Já uma VEZ o fiz e hoje volto a fazer UM DESAFIO, a meu custo, ALGUÉM Responsável pelas ENTIDADES envolvidas venham que eu mostro-LHES a ignorância que lavra neste País. Não há FISCALIZAÇÃO principalmente e isto é o RESULTADO. Disponham.

Destaques V+