A+ / A-

Proteção Civil

Sete dos 11 incêndios ativos preocupam autoridades, pelo menos 121 pessoas já assistidas

13 jul, 2022 - 12:44 • Redação

Foram registados 69 incêndios desde o início do dia, avançou o comandante da Proteção Civil. Entre as pessoas assistidas estão dois feridos graves, um bombeiro e um civil.

A+ / A-

O comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, indicou esta quarta-feira que dos 11 incêndios que estavam ativos esta manhã, sete concentram as preocupações dos bombeiros e outros operacionais no terreno.

A partir da sede da Proteção Civil, o responsável indicou que, "até à data, foram registados 69 incêndios desde o início do dia, 11 ativos, dos quais sete apresentam alguma preocupação" e alertou que há "uma tendência crescente de ignições, algo que não é tolerável" tendo em conta as atuais condições meteorológicas.

Relativamente ao dia de ontem, André Fernandes salientou uma "fase mais complicada e o dia mais complicado" desde o início da situação de contingência por risco acrescido de incêndios rurais, indicando que 669 pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas.

A par disso, 121 pessoas tiveram já de receber assistência, sendo duas delas feridos graves, um bombeiro com um pulso partido e um civil que sofreu queimaduras no incêndio em Vale da Pia, Pombal.

Esta quarta-feira há mais de 2.500 operacionais no terreno, com o comandante da Proteção Civil a apelar novamente à "tolerância zero" para comportamentos de risco que possam gerar novas frentes de fogo.

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+