Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IPMA

Onda de calor. "Tudo indica que hoje seja o dia mais quente"

13 jul, 2022 - 07:28 • João Cunha

Mas o valor máximo de temperatura atingido em Portugal - os 47,3 graus registados em Amareleja, em 2003 - não deverá ser batido.

A+ / A-

É provável que algumas localidades ultrapassem, esta quarta-feira, os máximos de temperatura para este mês de julho, sobretudo, no distrito de Santarém. Mas o máximo registado em Portugal não deve ser batido.

“Tudo indica que hoje seja o dia mais quente. De resto, neste momento, quase todo o território do continente está sob aviso vermelho de tempo quente.”

A previsão é da meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e Atmosfera, que em declarações à Renascença, revela que houve locais onde a temperatura máxima em julho foi ultrapassada.

“Entre segunda e terça-feira, portanto entre os dias 11 e 12, já houve meia dúzia de localidades que ultrapassaram o máximo para julho. Na região do distrito de Santarém, poderá haver algum máximo absoluto que possa ser [hoje] ultrapassado. Talvez esse seja o distrito onde isso se possa registar”, adianta.

Contudo, o valor máximo absoluto de temperatura atingido em Portugal - os 47,3 graus registados em Amareleja, em 2003 - não deverá ser batido.

“Creio que poderão ser batidos valores absolutos da região, agora o valor máximo absoluto de Portugal? Sinceramente, tenho algumas dúvidas”.

Certo é que o tempo quente vai manter-se até amanhã.

“Vamos continuar com valores elevados de temperatura em todo o país até, pelo menos, quinta-feira. Na sexta, já alguns locais, principalmente nas regiões do litoral norte e centro, bem como alguns locais da região litoral sul que já vão começar a diminuir a sua temperatura máxima. O tempo muito quente deverá terminar sexta-feira, no litoral. Contudo, no interior, deverá prolongar-se pelo menos até sábado, dia 16”, antecipa.

Dezasseis dos 18 distritos de Portugal continental estão sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.
Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja vão estar até às 00h00 de quinta-feira sob aviso vermelho devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+