Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Situação de contingência

Sesimbra ativou plano municipal de emergência e proteção civil

12 jul, 2022 - 00:20 • Lusa

Questionada sobre a realização do festival Super Bock Super Rock, na Aldeia do Meco, o município remeteu uma resposta para mais tarde e até às 00h00 de terça-feira ainda não havia qualquer reação.

A+ / A-

A Câmara Municipal de Sesimbra (Setúbal) anunciou hoje ter ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, no âmbito da declaração de situação de contingência decretada pelo Governo face às previsões meteorológicas e ao risco de incêndios.

“Esta medida vem no seguimento da Declaração de Situação de Contingência, a nível nacional, emitida devido à necessidade de adotar medidas preventivas e especiais face ao risco de incêndio rural, e decorre entre a meia-noite de dia 11, segunda-feira, e as 23h59 de 15 de julho, sexta-feira, podendo ser prolongado caso a situação assim o determine”, lê-se numa nota publicada no Facebook.

Evocado caráter excecional, o município determinou a “proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem”, excetuando “a circulação e a permanência de residentes permanentes ou temporários e de pessoas que ali exerçam atividade profissional”.

Também estão proibidas as queimadas, os trabalhos em espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, os trabalhos com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal e a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.

A agência Lusa questionou a Câmara de Sesimbra sobre a realização do festival Super Rock, na Aldeia do Meco, tendo em conta o estado de contingência em todo o país.

A autarquia indicou que se iniciou às 17h00 de segunda-feira uma reunião da Proteção Civil Municipal sobre o assunto, remetendo uma resposta para mais tarde, mas, até às 00h00 de terça-feira, ainda não havia qualquer resposta por parte do município.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+