Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Onda de calor

Portugal tem 13 distritos em alerta vermelho

12 jul, 2022 - 13:54 • Celso Paiva Sol, com Redação

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Portalegre estão em alerta para temperaturas máximas extremamente elevadas.

A+ / A-

Subiu de oito para 13 o número de distritos de Portugal continental em aviso vermelho devido ao calor, indica o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Com aviso vermelho, tendo em conta os valores extremamente elevados da temperatura máxima esperados para esta terça-feira, estão agora os concelhos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Portalegre.

Sob aviso laranja (persistência de valores muito elevados da temperatura máxima) mantêm-se Lisboa, Setúbal, Évora e Beja, e Faro, a amarelo.

Pelo menos até sexta-feira, dia 15, o país está em situação de contingência por causa das elevadas temperaturas.

Nos próximos dias, de acordo com as previsões do IPMA, grande parte do território deve alcançar valores de temperatura máxima superiores a 40.ºC, com agravamento nos dias 13 e 14, "em especial no Alentejo, onde se poderá registar valores de 46.ºC; no Vale do Tejo, com 45.ºC; e no nordeste transmontano, com valores entre os 40.ºC e os 44.ºC", lê-se na informação.

Para amanhã, quarta-feira, com exceção de Viana do Castelo (laranja) e Faro (amarelo), todo o território estará sob aviso vermelho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+