Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"É muito difícil parar esta onda de pessoas". Câmara de Faro defende concentração de motos e pede decisão rápida

12 jul, 2022 - 10:31 • Lusa

A concentração de motos realiza-se desde 1982, tendo em 2022 a sua 40.ª edição, depois de dois anos em que não houve devido à pandemia. O país está em situação de contingência desde segunda-feira.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Faro defende que estão reunidas as condições de segurança para a realização da concentração internacional de motos, que se inicia quinta-feira, e espera que o Governo tome uma decisão ainda "esta manhã".

"Esperamos que esta manhã o Governo possa tomar a decisão e delegue nos órgãos regionais a análise sobre a perigosidade e a decisão sobre a realização do evento", disse Rogério Bacalhau à agência Lusa, acrescentando que foi enviado um ofício nesse sentido.

O autarca afirma que se a concentração for proibida "será muito difícil realocar essas pessoas noutro local, que não há".

Segundo Rogério Bacalhau, "já há mais de 2.000 pessoas acampadas" nos locais previstos e hoje irão chegar mais pessoas de avião e muitas outras já estão no Algarve e a chegar durante o dia. "É muito difícil e complicado pararmos esta onda de pessoas", sublinha o presidente da autarquia, acrescentando que são esperadas cerca de 25.000 pessoas.

A 40.ª Concentração Internacional de Motos de Faro está prevista realizar-se de quinta-feira até domingo em 34 hectares no Vale das Almas, a 500 metros do Aeroporto Internacional da cidade algarvia e na estrada que leva à Praia de Faro.

O presidente da autarquia afirmou que apenas 14 hectares estão em área considerada florestal, apesar de estar junto a uma área urbana: "Porque do outro lado da estrada já é área urbana", disse.

Rogério Bacalhau assegura que há um sistema de segurança implementado há já vários anos e que tem funcionado, estando previstos para a edição deste ano a utilização permanente de pelo menos quatro autotanques e tratores de rega que regam o recinto ao longo do dia, assim como outros sistemas para minimizar os riscos de incêndio.

A concentração de motos realiza-se desde 1982, tendo em 2022 a sua 40.ª edição, depois de dois anos em que não houve devido à pandemia.

"Estamos muito preocupados", insiste Rogério Bacalhau, que recorda que um despacho publicado na segunda-feira pelo Governo "pode inviabilizar" a concentração das motas, insistindo que uma decisão deve ser tomada "rapidamente".

O Governo está a dialogar com organizadores de grandes eventos para que possa haver uma "relocalização ou uma reformatação" de modo a que não se desenvolvam em áreas florestais e que cumpram a lei, disse segunda-feira o primeiro-ministro.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre vão estar a partir das 9h00 de hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, segundo o IPMA.

O aviso vermelho, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima, vai estar em vigor até às 18h00 de quarta-feira, passando depois a laranja.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+