Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Disciplina de Cidadania

Tribunal adia decisão sobre alunos de Famalicão

05 jul, 2022 - 12:09 • Isabel Pacheco

O Tribunal de Famalicão suspendeu temporariamente o processo em que o Ministério Público pede que seja retirada a guarda dos pais aos dois alunos impedidos de frequentar a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. O processo deverá ser retomado dentro de meses.

A+ / A-

Ficou suspenso o julgamento do processo e promoção e proteção dos dois alunos impedidos de frequentar as aulas de Cidadania.

A decisão do Tribunal de Famalicão foi conhecida esta terça-feira, após ter sido cancelada a primeira audiência do processo.

De acordo com o advogado defesa, João Pacheco de Amorim, o tribunal justifica a decisão por entender que “não há qualquer perigo iminente ou risco neste momento”.

“O processo fica, assim, suspenso e será retomado daqui a uns meses”, adianta o advogado.

À saída do Tribunal, Artur Mesquita Guimarães, o pai dos dois alunos, mostrava-se satisfeito com a decisão.

"Só entramos na sala de audiência para nos comunicarem que o julgamento tinha sido suspenso e, claro, acatamos isso com agrado”, admite Artur Mesquita Guimarães.

O pai dos dois anos diz ter recebido a garantia do juiz de que “no tempo de férias não seremos importunados com isto”.

Em causa estão dois irmãos, alunos do agrupamento de escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, impedidos pelos pais de frequentarem as aulas de Cidadania e Desenvolvimento, por defenderem que esta é uma matéria dos encarregados de educação.

O Ministério Público (MP) alega que a decisão dos pais pode representar “coerção emocional” e pede a guarda dos dois alunos para a escola durante o período letivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+