Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aeroporto de Lisboa

Pilotos denunciam. Eastern Airways deixou de fazer voos da TAP

03 jul, 2022 - 20:35 • Sandra Afonso

Entretanto, a companhia portuguesa tem 17 pilotos em casa, que não põe a voar, lembra sindicato.

A+ / A-

A má gestão da TAP explica oito voos cancelados este sábado no aeroporto de Lisboa. A denúncia é do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).

Este fim-de-semana tem sido marcado por sucessivos cancelamentos de ligações aéreas.

A ANA Aeroportos diz que é uma consequência das greves na Europa, e também do incidente com um jato na sexta-feira, que suspendeu o aeroporto de Lisboa durante quase duas horas.

No entanto, o SPAC tem outra explicação. Lembra que a TAP foi proibida na sexta-feira de usar os serviços de uma companhia inglesa para operar alguns voos. Esta proibição terá obrigado ao cancelamento de, pelo menos, oito ligações no sábado.

Tiago Faria Lopes lembra que “a companhia Eastern Airways deixou de operar para a TAP pela autoridade nacional. Para os voos que já estão vendidos é um prejuízo muito grande para a TAP. Os voos vão provavelmente ser cancelados, irá haver certamente indemnizações aos passageiros e, em terceiro lugar, a imagem da marca está completamente esmagada”.

Em causa estão “oito voos ontem e hoje também deve haver porque esses voos estavam vendidos”.

Este elemento do SPAC diz ainda à Renascença que a empresa tem pilotos para operarem estes voos, mas estão em casa.

“A TAP está com os quadros abaixo do que necessita. Temos 17 pilotos em casa que foram despedidos e ordenados a voltar pelo tribunal. A TAP opta por lhes pagar o ordenado, mas não os põe a voar. Resolvia logo o problema da falta de pilotos”, acrescenta Tiago Faria Lopes.

O problema com a companhia inglesa deverá continuar a afetar a operação da TAP nos próximos dias, segundo o Sindicato.

Segundo as contas da ANA Aeroportos, os cancelamentos previstos para este domingo em Lisboa já chegaram aos 38 (20 chegadas e 18 partidas).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+