A+ / A-

Três detidos em megaoperação no Alentejo contra burlas por MBWay

03 mai, 2022 - 11:23 • Redação com Lusa

PJ lançou meia centena de buscas e cercou dois bairros de Campo Maior e Monforte, onde residiam os principais suspeitos.

A+ / A-

A Polícia Judiciária iniciou esta terça-feira uma megaoperação contra burlas através da aplicação da plataforma de pagamento eletrónico MBWay que levou à detenção de dois homens e uma mulher em Campo Maior e Monforte, no distrito de Portalegre.

Fonte policial à agência Lusa avança que a operação mobilizou cerca de 300 inspetores da PJ e militares da GNR e envolveu a realização de 50 buscas nos concelhos de Campo Maior, Monforte, Avis, Almeirim, Figueira da Foz e Loures. Os principais suspeitos de esquemas de burla residem no Alentejo, onde a PJ, em colaboração com o Grupo de Operações Especiais da GNR, cercou os bairros de São Sebastião, em Campo Maior, e do Rossio, em Monforte.

Estas buscas, adiantou, foram realizadas no âmbito de "várias dezenas de inquéritos" no âmbito dos quais se investigam alegados crimes de burlas através da aplicação MBway, cujo valor ainda está a ser calculado, cometidas desde 2019 e até hoje.
Os três detidos, todos na casa dos 30 anos, vão agora ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de eventuais medidas de coação.

Os suspeitos abordavam as vítimas em sites de vendas de bens, mostrando-se interessados em artigos e exigindo pagar através do sistema MBWay. Aproveitando o desconhecimento da aplicação, manipulavam as vítimas de forma a tomar conta das suas contas bancárias.


[notícia atualizada às 12h20]







Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+