Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Provedoria de Justiça com recorde de queixas em 2021

01 jul, 2022 - 16:06 • Ricardo Vieira

Reclamações sobre saúde aumentaram. A liderar as queixas estão questões relacionadas com Segurança Social.

A+ / A-

Um valor recorde de 12.219 novos processos foram instruídos pela Provedoria de Justiça, indica o relatório de 2021, divulgado esta sexta-feira. Trata-se de um aumento de 6% em relação ao ano anterior.

A liderar as queixas está o setor da Segurança Social, com 27% das reclamações que chegaram à Provedoria de Justiça durante o ano passado. No ano passado representavam 30%.

Seguem-se as questões relacionadas com impostos, com 10%, os assuntos económicos e financeiros e a relação de emprego público, com 8%.

“Conclui-se que o ano de 2021 continuou a ser marcado pela pandemia de Covid-19 que afetou muitos setores de atividade, trabalhadores, famílias e empresas, com reflexos no volume de queixas processadas sobre serviços públicos essenciais, transportes, habitação, registos e notariado e, muito em particular, sobre diversas modalidades de atribuição de apoios, o que explica a acentuada subida das queixas enquadradas em Assuntos Económicos e Financeiros”, refere a Provedoria.

A Saúde regista um forte crescimento, com 6% do total das queixas apresentadas ao gabinete da provedora Maria Lúcia Amaral.

“Manteve-se ainda a tendência de forte crescimento de queixas em matéria de saúde (mais 32% para um total de 727), em boa medida devido a dificuldades nos procedimentos de emissão de atestado médico de incapacidade multiuso, situação que já no ano anterior determinara Recomendações da Provedora de Justiça ao Governo. De salientar que foram questões relacionadas com a saúde as que determinaram maior número de contactos com a Linha do Idoso superando, pela primeira vez, as relativas às respostas sociais.”

A provedoria destaca ainda a evolução das queixas sobre proteção na parentalidade e prestações familiares, que geraram a abertura de mais do dobro dos processos face a 2020 (426 contra 183).

Ao longo de 2021, a Provedora de Justiça dirigiu catorze Recomendações e submeteu dois pedidos de fiscalização abstrata da constitucionalidade ao Tribunal Constitucional.

A provedora Maria Lúcia Amaral alerta também que o acolhimento de estrangeiros mantém graves deficiências.

Um relatório do MNP- Mecanismo Nacional de Prevenção da tortura e tratamentos degradantes manifesta "consternação" pela falta de "desenvolvimentos significativos a respeito da detenção de cidadãos estrangeiros em Portugal".

As questões identificadas em 2020 não foram resolvidas, "designadamente a necessidade de criação de um verdadeiro CIT na área de Lisboa, bem como da uniformização dos procedimentos seguidos nos diferentes locais de detenção de cidadãos estrangeiros".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+