Tempo
|
A+ / A-

Há novas regras para entrada gratuita em museus e monumentos

01 jul, 2022 - 19:22 • Lusa

A medida aplica-se aos 25 museus, monumentos e palácios com gestão direta a cargo da Direção-Geral do Património Cultural, incluindo cinco monumentos inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO.

A+ / A-

A entrada em museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) passa a ser gratuita aos domingos e feriados apenas até às 14h00, para cidadãos residentes em Portugal, revelou esta sexta-feira a DGPC.

A alteração começa a ser aplicada no próximo domingo, 3 de julho, e decorre da entrada em vigor da lei que aprova o Orçamento do Estado para 2022.

Até aqui as entradas naqueles espaços eram gratuitas durante todo o dia dos domingos e feriados, para cidadãos residentes no território nacional, por causa de uma alteração que tinha sido introduzida na lei orçamental de 2021.

Com a entrada em vigor do OE de 2022, a gratuitidade naqueles dias passa a ser apenas até às 14h00.

A medida aplica-se aos 25 museus, monumentos e palácios com gestão direta a cargo da DGPC, incluindo cinco monumentos inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO.

Entre os equipamentos culturais abrangidos pela alteração estão os mosteiros dos Jerónimos (Lisboa), Batalha e Alcobaça, o Convento de Cristo (Tomar), o Museu Nacional Soares dos Reis (Porto), o Museu Monográfico de Conímbriga (Coimbra) e o Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+