Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Torres Vedras exige soluções urgentes para evitar encerramentos nas urgências

30 jun, 2022 - 00:28 • Lusa

A moção vai ser enviada ao primeiro-ministro e ao Ministério da Saúde.

A+ / A-

A Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou hoje por unanimidade uma moção a exigir ao Ministério da Saúde soluções para a colocação de médicos para evitar o encerramento temporário das urgências da região.

Os deputados municipais "exigir ao Ministério da Saúde que encontre uma solução urgente para a colocação de médicos para que as urgências não encerrem", foi lido a partir da moção pelo presidente da mesa da assembleia, José Correia.

A moção vai ser enviada ao primeiro-ministro e ao Ministério da Saúde.

Os constrangimentos das urgências do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), com desvios dos casos mais graves transportados de ambulância para outros hospitais, é justificada com a falta de médicos.

"De forma sistemática e recorrente, o CHO é obrigado a encerrar de forma temporária as urgências por falta de médicos nas escalas", é sublinhado.

A moção refere que "não é aceitável que seja vedado o acesso aos cuidados de saúde", por defender que "limitar o acesso é vedar o direito à saúde".

O CHO integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, estando os dois primeiros dotados de urgências médico-cirúrgicas.

Serve uma população de 293 mil habitantes dos concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra, divididos entre os distritos de Lisboa e Leiria.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+