Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Edição do jornal i em risco após ataque informático ao grupo que inclui Nascer do Sol

29 jun, 2022 - 23:29 • Lusa

Segundo as duas publicações, os responsáveis informáticos do grupo "continuavam a trabalhar na recuperação dos sistemas" ao final da tarde de hoje.

A+ / A-

A edição de quinta-feira do jornal i está "em risco", assumiu hoje a publicação na sua página "online", devido a um ataque informático aos servidores da Newsplex, que detém também o semanário Nascer do Sol.

"Os servidores da Newsplex, detentora do semanário Nascer do Sol e do jornal i, foram hoje alvo de um ataque informático que bloqueou todo o sistema de produção e gestão de conteúdos nas várias plataformas", escreveram as duas publicações nos seus sites.

Por esse motivo, as versões "online" mantêm-se "consultáveis", mas a sua atualização "passou a ser intermitente a partir das 13:19 de hoje", explicam o i e o Nascer do Sol.

Segundo as duas publicações, os responsáveis informáticos do grupo "continuavam a trabalhar na recuperação dos sistemas" ao final da tarde de hoje.

Nos últimos meses, vários órgãos de comunicação social portugueses e outras empresas de relevo têm sido alvo de ciberataques tais como a Impresa, dona da SIC e do Expresso, o grupo Vodafone Portugal, os laboratórios Germano de Sousa, entre outros.

 .

SYL // RBF.

Lusa/Fim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+