Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Acórdão do processo "Hammerskins". MP pede condenação de 27 arguidos

27 jun, 2022 - 07:00 • Lusa

Grupo foi desmantelado em 2016 no decurso de uma operação da Unidade Nacional Contraterrorismo da Polícia Judiciária.

A+ / A-

A leitura do acórdão do julgamento do processo "hammerskins" realiza-se, esta segunda-feira, após o Ministério Público ter pedido a condenação de 27 arguidos por discriminação racial e sexual, ofensas corporais graves e incitamento à violência, entre outros crimes.

Nas alegações finais, em abril, a procuradora Rita Brandão considerou existir prova documental, pericial e testemunhal bastante para pedir a condenação de todos os arguidos do processo, embora tenha deixado cair alguns dos vários crimes imputados a certos arguidos.

Os 27 arguidos, que foram a julgamento por crimes de ódio racial e sexual, ofensas corporais, incitamento à violência, tentativa de homicídio, tráfico de droga e posse de arma proibida, estão conotados com o movimento "Portugal Hammerskins" (PHS) - grupo que exalta a superioridade branca - e foram acusados, entre outros factos, de terem agredido violentamente várias pessoas na zona de Lisboa, entre homossexuais, imigrantes e militantes comunistas.

Segundo a acusação do MP, ficou "suficientemente indiciado que os arguidos agiram com o propósito de pertencer a um grupo que exaltava a superioridade da "raça" branca face às demais raças, sabendo que, pertencendo a tal grupo deveriam desenvolver ações violentas contra as minorias raciais, assim como contra todos aqueles que tivessem orientações sexuais e políticas diferentes das suas".

Uma das situações descritas na acusação, e que data de 2015, são os insultos e as agressões que incidiram sobre um militante do PCP que saía de um comício daquele partido e que trazia uma bandeira da CDU.

Nas alegações finais, vários advogados de defesa pediram a absolvição dos arguidos, contestando o crime de discriminação racial e outros ilícitos imputados aos seus constituintes.

Ao contestarem o crime de discriminação racial, os advogados invocaram a liberdade de pensamento e de expressão, a par do direito de manifestação e associação consagrados na lei.

Criticaram também a acusação por alegadamente nada provar sobre a existência da organização, estrutura e funcionamento do grupo racista "hammerskins".

Outras das críticas incidiu na forma como foi realizado o reconhecimento dos arguidos pelos ofendidos nos diferentes incidentes e atos de agressão que constam da acusação, incluindo uma suposta tentativa de homicídio ocorrida no Bairro Alto.

O grupo foi desmantelado em 2016 no decurso de uma operação da Unidade Nacional Contraterrorismo da Polícia Judiciária (PJ).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+