Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maternidade Alfredo da Costa reabriu urgências a ambulâncias às 8h00

19 jun, 2022 - 10:13 • Lusa

A MAC solicitou às 19h30 de sábado ao CODU para não transferir grávidas até às 9h00 de domingo por uma questão de gestão de fluxos.

A+ / A-

"Abrimos às 8h00 ao CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes] e agora estamos a gerir o serviço consoante a procura", disse a mesma fonte, salientando que as urgências da MAC nunca fecharam e funcionaram normalmente.

A MAC solicitou às 19h30 de sábado ao CODU para não transferir grávidas até às 9h00 de domingo por uma questão de gestão de fluxos", avançou à agência Lusa fonte do Centro Hospitalar de Lisboa Central.

Na MAC não se registam falhas de equipas médicas, como em outras unidades da região de Lisboa, e as urgências funcionaram normalmente, atendendo as grávidas que se desloquem pelos seus meios.

No entanto, começou a receber "muitas grávidas das várias zonas de Lisboa, inclusivamente da margem sul do Tejo", devido a condicionalismos noutras unidades hospitalares, o que levou a um pico de afluência.

Essa situação faz com que a maternidade ficasse "com as vagas praticamente cheias", uma situação que obrigou a uma "gestão de fluxos", mas que ficou normalizada hoje às 08:00, referiu a mesma fonte.

Nos últimos dias, vários serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e bloco de partos de vários pontos do país tiveram de encerrar por determinados períodos ou funcionaram com limitações, devido à dificuldade dos hospitais em completarem as escalas de serviço de médicos especialistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+