Tempo
|
A+ / A-

Autoridade de saúde diz que as urgências de obstetrícia em Lisboa estão todas a funcionar este domingo

19 jun, 2022 - 13:06 • João Carlos Malta

Ainda assim, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo avisa que pode haver constrangimentos no acesso aos serviços.

A+ / A-

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) anuncia em comunicado, este domingo. que todos os serviços de Ginecologia/Obstetrícia da região estão a funcionar dentro da normalidade.

Ainda assim, a ARSLVT avisa "que poderão existir limitações em algumas unidades hospitalares".

E esclarece que isso significa que alguns hospitais, num determinado período do dia, poderão ativar o desvio de CODU/INEM, um mecanismo utilizado há anos na gestão da procura pelo SNS.

"Os hospitais que, por períodos transitórios, acionam o desvio de CODU mantêm a urgência externa a funcionar, dando resposta a quem lá se dirigir pelos seus meios", esclarece a mesma entidade.

Neste caso, as grávidas transportadas pelo CODU/INEM serão encaminhadas para outras unidades da Região, as quais assegurarão a resposta e o funcionamento em rede.

"Reafirma-se que a ARSLVT, hospitais da Região e o CODU/INEM mantêm estreita articulação para garantir o normal funcionamento das urgências das maternidades da Região, com toda a segurança. Caso haja necessidade de encaminhar utentes, as equipas hospitalares articulam com o CODU/INEM, no sentido de identificar a unidade que naquele momento tem melhor capacidade de resposta", diz a entidade em comunicado.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+