Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CTT alertam para fraude online através de "phishing"

02 jun, 2022 - 12:07 • Lusa

Correios de Portugal já apresentaram queixa devido a utilização "abusiva do seu nome para aliciamento em investimento".

A+ / A-

Os CTT alertam para a "utilização abusiva do seu nome e imagem na Internet e mesmo em emails", aliciando ao investimento nos Correios de Portugal, tendo apresentado queixa-crime ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP).

Em comunicado, os Correios de Portugal "repudiam veementemente esta situação e informam que não participaram de forma alguma no desenvolvimento de qualquer tipo de plataformas de investimento "online", nem de qualquer outra solução semelhante".

Recomendam ao público "especial prudência perante os conteúdos apresentados, lembrando que a contratação de qualquer produto ou serviço financeiro deverá ser sempre precedida de uma cuidada verificação da legitimidade da entidade que o comercializa, denunciando sempre qualquer conteúdo que pareça suspeito".

O "phishing", salientam os CTT, "é uma técnica de fraude "online" em que, através de mensagens SMS, "emails" ou publicações em "social media" [redes sociais], se tenta obter informações confidenciais como contas de "login", "passwords" ou detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança".

O objetivo deste tipo de ciberataques é encaminhar o utilizador para um "site" falso no sentido de obter dados confidenciais.

Os CTT disponibilizam informação sobre estes esquemas fraudulentos, que usam a imagem dos Correios de Portugal, no seu site oficial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+