Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guimarães

Apreendidos mais de 100 quilos de carne imprópria para consumo

31 mai, 2022 - 13:48 • Lusa

Produtos também não tinham número de controlo veterinário obrigatório.

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 116 quilos de produtos cárneos num operador económico grossista localizado em Guimarães, distrito de Braga, anunciou hoje aquele organismo.

Em comunicado, a ASAE refere que o operador procedia à venda ao público de produtos de origem animal "congelados e manipulados irregularmente".

Os 116 quilos de produtos cárneos apreendidos são "considerados impróprios para consumo", verificando-se ainda a inexistência do número de controlo veterinário obrigatório, atribuído pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Ainda durante a referida fiscalização, a ASAE verificou que era igualmente exercida, "de forma ilegal", a atividade de manipulação, embalamento e armazenamento de produtos químicos, pelo que apreendeu quatro toneladas de hipoclorito de sódio e as respetivas máquinas utilizadas para o enchimento. .

Foram instaurados um processo-crime e um processo de contraordenação, tendo ainda sido determinada a suspensão das atividades no estabelecimento. .

Estas irregularidades foram detetadas durante uma operação de fiscalização que a ASAE levou a cabo nas últimas semanas, direcionada à verificação das condições de armazenagem de produtos alimentares em operadores económicos grossistas localizados no distrito de Braga. .

"A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores", remata o comunicado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+