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​Provas de aferição 2021

Alunos não sabem o que é uma média, o que significa “but” ou o que é informação pertinente

31 mai, 2022 - 00:01 • Cristina Nascimento , Diogo Camilo

Estudo do Ministério da Educação feito por amostra sobre as provas de aferição dos 2º, 5º e 8º anos identifica fragilidades em cada uma das disciplinas.

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Os alunos portugueses têm dificuldades em compreender o que é uma média, o que é “but” ou o que é informação pertinente.

Estas são algumas das fragilidades identificadas pelo Ministério da Educação através do estudo sobre as provas de aferição do Ensino Básico, feitas em 2021.

O documento, que contou com as respostas de menos de 50 mil alunos, aponta várias fragilidades, consoante o ano e a disciplina testada.

No 2º ano, em Português e Estudo do Meio, revelam dificuldades, por exemplo, fazer sínteses de partes do texto explicar e fundamentar os seus raciocínios.

No mesmo ano, mas a Matemática e Estudo do Meio, os alunos mostram fragilidade, por exemplo, na leitura e interpretação de gráficos de barras ou compreender o sinal de igual como uma relação de equivalência.

Ainda no 2º ano do Primeiro Ciclo, a Estudo do Meio as provas apontam ainda para dificuldades na reciclagem de materiais.

No arranque do Segundo Ciclo, no 5º ano, na disciplina de Inglês, as provas de aferição revelam que os alunos mostram dificuldades em compreender a informação introduzida pela palavra “but” (mas, em inglês).

Na prova de Português, os alunos deste ano “evidenciam dificuldades consideráveis”, por exemplo, em identificar informação pertinente sobre determinado tema, bem como dificuldades na síntese/reconstituição e reorganização de informações de um texto.

Já no 8º ano, no teste de Inglês, os alunos destacaram dificuldades, por exemplo, na aplicação do tempo verbal “presente perfect simple”.

Por fim, na Matemática de 8º ano, os alunos mostram fragilidade, por exemplo, na compreensão do conceito de média e resolução de problemas que envolvam esta noção, bem como na resolução de equações de 1º grau com uma incógnita.

O documento, que pode ser consultado aqui, enumera múltiplas fragilidades, mas apresenta também várias sugestões de estratégias e atividades para atenuar as dificuldades identificadas.
Comentários
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  • Maria Teresa Magalhã
    02 jun, 2022 Lisboa 18:08
    Os professores do Primeiro ciclo estão pessimamente mal preparados quando deviam ser os melhores Só com uma boa primária saem alunos preparados para os seguintes graus. A minha filha mais velha teve no Externato Marista de Lisboa um tal de professor Manuel A. que detestava ser professor primário, mandava tudo para os miúdos estudarem em casa com os País, péssimo e num Colégio Privado, fazia inclusive Bullying com os alunos e porque era uma cunha do Padre Diretor,, mesmo sabendo o colégio nunca fez nada, nem testes fazia para não ter que ter o trabalho de os corrigir e dizia isso aos alunos. Como este muitos, qualquer pessoa tem média para ser professor primário e não devia ser assim, deviam ser submetidos s testes de aptidão inclusive

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