Tempo
|
A+ / A-

Conferência Pós Pandemia

Pandemia provou que Portugal tem de mudar "a organização do envelhecimento", diz Manuel Lemos

26 mai, 2022 - 10:03 • João Malheiro

Presidente da União das Misericórdias Portuguesas considera que os lares portugueses são um caso de sucesso na forma como responderam à pandemia.

A+ / A-

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, refere que a pandemia da Covid-19 veio demonstrar "que temos de mudar a organização do envelhecimento".

"É o maior problema da Europa e o maior problema de Portugal", disse no primeiro painel da conferência “Pós-Pandemia, Recuperação e Resiliência do Pilar Social em ano de descentralização de competências”, organizado pela Renascença.

Manuel Lemos afirmou que os idosos foram o alvo predileto do novo coronavírus e Portugal teve reagiu de forma "extraordinária".

"Ninguém abandona os seus nos nossos lares. Acho que os lares portugueses são um caso de sucesso na forma como responderam à pandemia", considerou.

No entanto, o presidente da UMP avisa que não vamos "passar ao lado" de novas pandemias e que é preciso "salvaguardar-nos mais e melhor".

"Para não transformar Portugal num imenso lar, temos de ter um plano. Temos que por a técnica na velocidade", concluiu.

Manuel Lemos avisa ainda que "não vivemos num mar de rosas" e a crise pandémica "deixou marcas profundas".

E os problemas não se resolvem "orgulhosamente sós", ou seja, o país não deve "divorciar-se da sua responsabilidade coletiva".

"Nesse sentido acho que a pandemia pode ternos dado a consciência da inevitabilidade de que temos de fazer todos em conjunto", considerou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+