Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Uma Marinha preparada requer prontidão material e humana para superar desafios”

24 mai, 2022 - 12:33 • Liliana Monteiro

O vice-chefe Estado-Maior da Armada alerta para a necessidade de se prestar atenção aos novos tempos, identificando ameaças e analisando riscos. A Marinha está interessada em implementar uma zona livre de tecnologia na península de Tróia para exercício e inovação marítima.

A+ / A-

O vice-almirante António Coelho Cândido vice-almirante António Coelho Cândido deixou esta terça-feira um alerta para o facto de a Marinha necessitar de "prontidão material e humana".

“A inovação não é apenas tecnologia, uma Marinha tecnologicamente preparada requer prontidão material e humana para superar os desafios que o futuro trará. Num mundo onde a internet está presente no dia a dia de todos, torna-se vital prestar atenção à realidade, identificando ameaças e analisando riscos", disse o "número 2" da Armada, no arranque da 9.ª edição da AED Cluster Portugal (Cluster Português para as Indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa), a decorrer no Taguspark.

António Coelho Cândido afirmou que “Portugal, no quadro da Aliança, e tendo em consideração a sua posição estratégica, precisa de monitorizar e controlar as suas áreas marítimas, prevendo vazios estratégicos que possam ser usados contra o interesse de país e dos aliados”.

Na sua intervenção lembro que para o país, o mar é uma matéria do plano nacional, uma herança histórica que está no ADN. “O mar é essencial para o comércio internacional, importações de bens essenciais e energia, fonte de exploração de recursos naturais e finalmente para manter segurança, liberdade de ação, importante para a unidade e coesão nacional”, disse.

A NATO identificou recentemente caminhos para promover novas áreas tecnológicas e estruturas de inovação e recordando isso o vice-chefe Estado Maior da Armada anunciou: “A Marinha manifesta o interesse de implementar uma zona livre de tecnologia na península de Tróia”.

A zona é reconhecida como sendo o mais largo espaço internacional de exercício e promoção de defesa e inovação, um espaço com capacidade multidisciplinar de atuação não só no âmbito da NATO, mas também da Agência Europeia de Defesa.

“Cobre uma área marítima de aproximadamente mil metros quadrados de costa na península de Tróia, inclui o desfiladeiro de setúbal com a zona de maior profundidade a apontar para os mil e quinhentos quilómetros”, descreveu, sublinhando ser um espaço bom para testes e experiências de várias tecnologias a usar no mar, incluindo as profundezas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Estratega Amador
    24 mai, 2022 Pais 17:44
    Comecem por desbloquear os patrulhas oceânicos, construam a tal unidade polivalente porta-drones, e modernizem as 3 fragatas MEKO pelo menos para ações de média ameaça - para integrar a NATO já foram ou estão a ser modernizadas as 2 que foram compradas à Holanda - e patrulha "musculada" do nosso espaço marítimo, hoje um deserto da bandeira Portuguesa. E já agora, 1 ou 2 navios Reabastecedores.

Destaques V+