Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo investe um milhão no Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela

16 fev, 2022 - 23:01 • Núria Melo

Este percurso foi certificado no início deste mês pelo Executivo. Um caminho ao longo do litoral do território português que foi percorrido pelos autarcas dos 10 municípios que o atravessam.

A+ / A-

São 138 km do Caminho da Costa que parte da Sé Porto e atravessa o Minho até Espanha. Foi certificado no início deste mês e é o terceiro caminho português com esse reconhecimento.

A primeira ação promocional foi realizada, esta quarta-feira, com a inauguração um pacote de um milhão de euros para a promoção interna e externa. As palavras "importância histórica e cultural" foram as mais ouvidas ao longo do dia.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) diz que são esses os "principais atrativos da região". Luís Pedro Martins afirma que há várias motivações que levam os peregrinos a percorrer os caminhos, destacando as "religiosas, gastronomia e património".

Do outro lado da fronteira, Nava Castro, diretora do turismo da Galiza reforça a importância da união entre os dois países e acredita que “mais do que transmitir cultura, o caminho recebe cultura de muitos povos do mundo”.

A mesma responsável diz sentir-se “muito orgulhosa por conseguirmos unir, ainda mais, estes dois povos”.

Uma certificação destas "obriga a uma qualificação e investimento no território", conclui Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha. O autarca reforça a importância do aeroporto do Porto para “atrair peregrinos de todo o mundo”.

O município de Caminha tem uma forte aposta em melhorar sinalética e apoio a quem caminha. Esta certificação do Caminho Português da Costa permite unir “energia boa do passado, o trabalho do presente e as perspetivas de futuro”, salienta Miguel Alves.

O autarca espera assim "entrar nos roteiros internacionais dos Caminhos de Santiago".

Um caminho que passa por vários municípios, mas é em Valença que os peregrinos passam a ponte em direção a Tui. Depois de anos mais calmos, devido à pandemia, é esperado agora que o número de peregrinos volte a aumentar.

O presidente da Câmara de Valença recorda que "em 2019 passariam na cidade cerca de 80mil peregrinos". Com o alívio das restrições José Manuel Carpinteira espera ultrapassar os 120 mil. "É preciso por isso melhorar as condições para todos."

No mesmo plano, o diretor da Eurorregião espera receber peregrinos do outro lado do atlântico. "Estamos à espera de receber irmãos brasileiros e do norte do continente americano", revela Nuno Almeida.

Este é o terceiro caminho a ser certificado, depois do Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, com saída para Espanha por Vilarelho da Raia, e do Caminho Central Português, que sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar, Coimbra até entrar no Porto e seguir depois para a região Norte.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+