Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Portugal ultrapassa os quatro milhões de casos

11 mai, 2022 - 14:49 • Diogo Camilo

País demorou quase um ano e meio para registar o seu primeiro milhão de infetados e menos de nove meses para confirmar os outros três. Casos subiram quase 80% desde o fim da máscara e média de casos já é a 2.ª maior em todo o mundo.

A+ / A-

Portugal ultrapassou esta quarta-feira os 4 milhões de casos de covid-19 desde o início da pandemia, mais de dois anos e dois meses depois de ter confirmado os primeiros infetados pelo novo coronavírus, em março de 2020.

De acordo com valores diários divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), na terça-feira foram confirmados 24.538 novos casos e 26 mortes por covid-19, subindo o número de vítimas mortais para 22.528. O número total de casos é agora de 4 milhões e 15 mil e o número de casos registado ontem é o mais alto desde 9 de fevereiro.

O país tem vindo a registar um novo aumento do número de casos nas últimas semanas, com um relatório do Instituto Superior Técnico hoje divulgado a apontar que Portugal está já a entrar na sexta vaga da pandemia e a atribuir o crescimento da incidência ao fim da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços fechados.

A 21 de abril, o último dia em que a máscara era obrigatória na maior parte dos edifícios, Portugal registava uma incidência semanal de 594 casos por 100 mil habitantes, que subiu para 1.062 esta terça-feira - um aumento de quase 80% em menos de três semanas e o valor mais alto do indicador desde 18 de fevereiro.

Portugal é, desde 2 de maio, o líder europeu em casos por população e passou esta quarta-feira a ser o 2.º país com maior média de novos casos de Covid-19 em sete dias, apenas atrás da Austrália.

Em comparação com o ano anterior e o de 2020, o número de casos é 40 vezes superior, enquanto a mortalidade está nove vezes superior à do ano passado e semelhante à de há dois anos. Atualmente, Portugal regista uma mortalidade de quase 14 mortes por milhão de habitantes em sete dias, a nona mais alta em todo o mundo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+