Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Governo admite repor gratuitidade dos testes se situação se agravar

07 mai, 2022 - 16:52 • Isabel Pacheco

Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, diz que, neste momento, os indicadores epidemiológicos não justificam a medida.

A+ / A-

O secretário de Estado da Saúde pediu, este sábado, cautela no que à pandemia diz respeito. António Lacerda Sales relembrou que a Covid-19 ainda não desapareceu e pediu aos portugueses para se manterem atentos.

"Temos de nos manter vigilantes, temos de ser cautelosos. O vírus ainda não desapareceu e, por isso mesmo, o Governo, na última resolução do Conselho de Ministros, manteve o estado de alerta até ao final do mês de maio", recordou.

Lacerda Sales reconhece, no entanto, que seria expectável o aumento do número de casos de Covid-19 com o fim da obrigatoriedade da máscara.

"É evidente que estamos, neste momento, numa fase de transição. Depois de termos libertado a restrição da máscara e ter havido uma maior mobilidade social, também era expectável que houvesse algum aumento de casos, ainda que ligeiro", admite. "A tendência mantém-se, no entanto, estável. É importante dizer isso", rematou, pedindo a "necessária vigilância e necessária preocupação".

Apesar disso, Lacerda Sales assegura que, caso os números da Covid-19 disparem, os testes gratuitos poderão regressar.

"Se se vier a verificar que há um aumento dos indicadores epidemiológicos, com certeza reverteremos essa medida. Neste momento, parece-nos que, com os indicadores que temos e com a estabilidade da situação do ponto de vista epidemiológico, não será necessária a gratuitidade dos testes", justifica.

O que é para manter para já é, reforça, o confinamento dos casos positivos. "Penso que dentro do princípio da precaução e cautela, devemos manter alguma vigilância sobre essa situação. Na minha opinião, e penso que na opinião da DGS, que assim o mantém, mantém-se o confinamento dos casos infetados", diz, em declarações à margem do VI Congresso dos Enfermeiros, este sábado em Braga.


[notícia atualizada às 18h37 deste sábado, 7 de maio de 2022]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+