A+ / A-

Lisboa

Cartão Navegante pode ser tirado em modo 'self-service' em nova máquina

29 nov, 2021 - 10:30 • Lusa

Para utilizar este sistema basta ter o cartão de cidadão válido e um cartão bancário.

A+ / A-

A partir desta segunda-feira, o cartão Navegante vai poder ser feito em modo 'self-service' através da máquina Ponto navegante que faz a emissão do cartão personalizado no momento nos 18 municípios onde funciona.

Em comunicado, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) explica o lançamento do Ponto navegante nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, uma máquina que faz a emissão de um cartão Navegante, sem necessidade de "preencher formulários, sem necessidade de fotografia e sem espera".

O Ponto navegante é um serviço com abrangência metropolitana, desenvolvido e oferecido pela Transportes Metropolitanos de Lisboa e pelos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

Assim, o utente pode ter o seu passe na hora, ou seja, realizar o pedido de cartão Navegante urgente, obtê-lo no momento e carregá-lo de seguida, tudo no mesmo local e em regime de 'self-service'.

Para fazer o cartão Navegante no Ponto basta ter o cartão de cidadão válido e um cartão bancário.

Os utentes dos transportes que viajem pontualmente, também podem carregar o seu cartão Navegante de uso ocasional ou o VIVA Viagem no Ponto navegante.

Em 1 de abril de 2019 entrou em funcionamento o novo passe único Navegante Metropolitano, com um custo máximo de 40 euros mensais por utente, permitindo viajar em todos os operadores de transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa, uma medida integrada no Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART).

Foram também criados 18 passes Navegante Municipal, um para cada dos 18 concelhos que integram a área metropolitana, possibilitando neste caso viajar no concelho para o qual foi adquirido, por 30 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+