Tempo
|
A+ / A-

Explicador

Casos de Covid-19 estão a aumentar. O que deve saber

05 mai, 2022 - 08:17 • Miguel Coelho

A subida do número de infeções e um novo subtipo da variante Ómicron podem levar à antecipação da quarta dose da vacina.

A+ / A-

A média diária de casos de Covid-19 está a subir, registando-se mais de 11 mil casos. O Rt também aumentou e está agora no 1,07.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, há três regiões que apresentam o índice de transmissibilidade com tendência crescente: Norte, Centro e região autónoma dos Açores.

Qual a situação em Portugal?

País tem registado uma nova tendência de aumento de casos. Não é de surpreender, dado o fim do uso obrigatório das máscaras e de outras medidas. Foi o regresso a um modo de relacionamento social praticamente semelhante ao que existia antes da pandemia e era quase certo que isso teria, pelo menos, nesta primeira fase esta consequência. Por outro lado, a Páscoa sem restrições, com reuniões familiares, levaram os contágios a subir.

É uma subida alarmante ou pode-se falar de uma situação controlada?

Nesta altura do ano, os especialistas esperavam um número de casos mais baixo.

Os dados de quarta-feira da DGS registaram já perto de 15 mil casos (14. 918) o que é um número elevado, em cerca de dois meses. O número de óbitos nesse dia foi também de 24, o que é igualmente acima da linha vermelha definida pelas autoridades. Outro dado que causa alguma apreensão é a subida do índice de transmissibilidade, o chamado Rt, que, segundo o Instituto Ricardo Jorge, já estava na semana passada em 1,07, e, acima de 1, significa um número crescente de contágios.

O crescimento verifica-se em todo o país ou há regiões mais afetadas do que outras?

O maior crescimento verifica-se no Norte, seguido do Centro e dos Açores. Para já, as restantes regiões, incluindo Lisboa e Vale do Tejo, apresentavam ainda um Rt abaixo de 1.

E em comparação com a situação que tínhamos há um ano?

Atualmente, a população está mais protegida, pois está vacinada ou já contraiu o vírus e, por essa via, ganharam maior resistência à Covid-19, mas o número de mortos é muito superior ao de há um ano.

Comparámos os números oficiais de casos de abril do ano passado com o mesmo mês deste ano: Há um ano, a média de mortos por dia era à volta de quatro e este ano foi de 20. O número de casos em abril de 2021 era menos de 500 por dia, em média; em abril deste ano, foi de quase nove mil por dia. O relatório de quarta-feira, do Instituto Ricardo Jorge, já falava numa média de 11 mil na última semana, um aumento de 35% em relação à semana anterior.

O novo subtipo da Ómicron terá alguma coisa a ver com esta dificuldade em controlar o vírus?

São vários subtipos. O mais recente e que já está também presente em Portugal é o BA.5. Por norma, cada um destas novas linhagens é um pouco mais contagiosa que as anteriores e pode infetar pessoas que já tiveram Covid. Os novos subtipos da Ómicron contribuem para manter os contágios em números elevados.

E isso pode levar a tomar novas medidas para controlar melhor a situação?

A diretora-geral da Saúde já veio dizer que, se for necessário, antecipa a quarta dose da vacina. Isso será feito, sobretudo, se se confirmar que os mais idosos começam a ser mais afetados. Também há especialistas que defendem o regresso dos testes gratuitos. Desde o início desde mês, que esta medida acabou, numa altura em que a positividade é das mais elevadas de sempre em Portugal: em cada quatro pessoas que fazem teste, uma dá positivo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+