Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Rei dos catalisadores" condenado por furto de gasóleo e condução perigosa

31 out, 2023 - 18:22 • Lusa

Homem foi condenado a um ano e três meses de prisão efetiva pelo Tribunal de Guimarães.

A+ / A-

O Tribunal de Guimarães condenou esta terça-feira um homem conhecido por "rei dos catalisadores" a um ano e três meses de prisão efetiva, por furto de gasóleo e condução perigosa.

Na leitura do acórdão, a juiz presidente do coletivo justificou a pena efetiva pelos antecedentes criminais do arguido, que já soma "mais de 60 condenações" por crimes contra o património, além de outras por crimes diferentes.

O arguido foi condenado por um crime de furto simples na forma tentada e por um crime de condução perigosa, este último quando fugia de uma patrulha da GNR, com as luzes apagadas, a alta velocidade e em contramão.

A fuga durou cerca de 10 minutos, até o arguido se despistar.

Em causa está o furto de 300 litros de gasóleo de um estaleiro em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, em junho de 2019.

Como o gasóleo foi recuperado pela GNR, o furto foi apenas tentado.

O arguido fica ainda proibido de conduzir durante 10 meses.

O veículo que conduzia na altura foi declarado perdido a favor do Estado.

Conhecido por largas dezenas de furtos, sobretudo de catalisadores, o arguido está detido preventivamente desde outubro de 2022, depois de atropelar três ciclistas na estrada da Circunvalação, no Porto, quando fugia à PSP.

Há ainda registo de dezenas de casos em que o arguido atestou o depósito do carro que conduzia e fugiu sem pagar.

Por tudo isto, considerou o tribunal, não é possível fazer um juízo de prognose favorável, pelo que aplicou prisão efetiva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+