Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ataque informático ao Hospital Garcia de Orta condiciona atendimento

26 abr, 2022 - 11:22 • Celso Paiva Sol , Cristina Nascimento

Sistema informático foi atacado durante a madrugada.

A+ / A-

O sistema informático do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, foi alvo de um ataque informático na madrugada desta terça-feira. A informação foi avançada à Renascença por fonte hospitalar.

A mesma fonte adianta que o atendimento aos doentes, nomeadamente as consultas e as cirurgias, estão a ser feitas de forma condicionada.

Devido à situação, esta unidade hospitalar não está, nesta altura, a receber doentes que venham de outros hospitais.

No local estão os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Polícia Judiciária já está ao corrente do caso.

Em comunicado, o Hospital Garcia de Orta adianta ainda que foi ativado "de imediato o protocolo de segurança, entrando em contacto com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS)".a situação.

"O HGO está a desenvolver todos os esforços para minimizar o impacto deste ataque e resolver a situação com a maior brevidade possível", remata a nota.

[atualizado às 12h53]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    26 abr, 2022 Paços 13:14
    Então, os hakers podem matar ou não?!

Destaques V+