Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Extinção do SEF (outra vez) adiada. "Há dimensões" que não estão "amadurecidas"

22 abr, 2022 - 12:26 • Cristina Nascimento

Anúncio feito pelo ministro da Administração Interna. José Luís Carneiro garante, no entanto, que se mantém o objetivo de criar a Agência para as Migrações e Asilo.

A+ / A-

O Governo anunciou o adiamento da extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). O anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna José Luís Carneiro que justificou esta decisão por existirem "dimensões desta transição que não estão suficientemente amadurecidas".

Na conferência de imprensa desta sexta-feira, não foi adiantada uma data para a concretização da extinção, tendo o governante ressalvado que mais importante do que o calendário é assegurar uma transição "tranquila" e "segura".

"Mais importante de dizer se será a 12 ou a 13 de maio é garantir que a formação para os que ficarão na primeira, segunda e terceira linha do controlo aeroportuário têm a formação ajustada à garantia dos direitos humanos e dos compromissos internacionais do Estado português (...) e também de segurança", afirmou o governante.

Em resposta à Renascença, o ministro esclareceu ainda que a lei que procede à restruturação do sistema português de controlo de fronteiras "só produzirá efeitos" quando for constituída a Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), reiterando que a APMA só "será constituída quando as dimensões tiverem maturidade suficiente".

Apesar deste adiamento, o ministro garantiu que "os objetivos políticos desta mudança e transformação institucional se mantêm" e fazem parte de "um compromisso político estabelecido e assumido perante o parlamento".

É a segunda vez que a extinção do SEF, decidida pelo anterior Governo e aprovada em novembro de 2021 na Assembleia da República, é adiada. Inicialmente previa-se a sua extinção em janeiro de 2022, mas foi adiada para maio devido à pandemia da Covid-19.

A lei aprovada no Parlamento determina que as atuais atribuições em matéria administrativa do SEF relativamente a cidadãos estrangeiros passam a ser exercidas por uma nova instituição, a Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), e pelo Instituto dos Registos e do Notariado, além de serem transferidas as competências policiais para a PSP, GNR e Polícia Judiciária.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    22 abr, 2022 Funchal 18:48
    Nem querem saber da opinião e vontade dos funcionários. Depois falam em pluralismo.
  • Cidadao
    22 abr, 2022 Lisboa 13:19
    Anulem mas é a extinção do SEF. Ela só foi programada porque o ministro de então queria safar-se do caso do Ucraniano morto, o mais rápido possível e sem danos para a imagem. Um know how acumulado, uma estrutura indispensável nos tempos que correm, destruída, porque um incompetente queria lavar a imagem junto da opinião pública - como se isso fosse possível atendendo às trapalhadas onde esteve metido.

Destaques V+