Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Infarmed. Cosméticos com ingrediente cancerígeno retirados do mercado

21 abr, 2022 - 07:34

A utilização de ingredientes Butylphenyl methylpropional e Piritiona de zinco em produtos cosméticos foi proibida em 1 de março.

A+ / A-

O Infarmed ordenou a suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado nacional de produtos cosméticos que contêm na sua composição um ingrediente classificado como cancerígeno, mutagénico ou tóxico.

Segundo anunciou a Autoridade Nacional do Medicamentos e Produtos de Saúde, a utilização de ingredientes Butylphenyl methylpropional e Piritiona de zinco em produtos cosméticos foi proibida em 1 de março.

"A partir desta data não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que tenham na sua composição estas substâncias", refere uma nota publicada no seu site.

O Infarmed verificou, no âmbito de uma ação de fiscalização de mercado, que a empresa Diamantino e Viegas, Lda, ainda se encontrava a comercializar produtos cosméticos que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional.

Nesse sentido, o regulador determinou que as entidades que disponham destes produtos não os devem disponibilizar.

É recomendado aos consumidores que possuam estes produtos para não os utilizarem.

Consulte aqui a lista de produtos em causa

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+