Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Da Moita a Viana do Alentejo. Está de volta a Romaria a Cavalo

19 abr, 2022 - 13:21 • Rosário Silva

Cancelada dois anos consecutivos, devido à pandemia de Covid-19, a Romaria a Cavalo que liga os concelhos de Moita e Viana do Alentejo decorre entre 20 e 23 de abril.

A+ / A-

Centenas de romeiros partem esta quarta-feira, às nove da manhã, da Moita (Setúbal), em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Aires, Viana do Alentejo (Évora), onde vão chegar a 23 de abril, depois de uma viagem de 150 quilómetros.

A tradicional Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo, em vigésima edição, volta a realizar-se, com maior número de participantes, depois de dois anos de interregno por causa da pandemia.

A XX edição do certame reúne, de novo, romeiros de diferentes pontos do país que querem a cumprir a tradição por caminhos de terra batida, a cavalo ou de charrete ou carroça, levando consigo a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se junta, à chegada, à imagem de Nossa Senhora de Aires.

“É uma importante tradição, com raízes seculares, e com um peso muito forte na economia local”, sublinhou Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, aquando da apresentação do evento, garantindo que o seu concelho “estará pronto para receber todos aqueles que o queiram visitar”.

Além do caráter religioso, a Romaria assume, nos dias de hoje, uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.

A Romaria a Cavalo é uma tradição comum aos dois concelhos que data do século passado, sendo um dos maiores eventos equestres nacionais. Depois da sua interrupção por mais de 70 anos, a tradição foi retomada em 2001, realizando-se no quarto domingo do mês de abril.

Naquele tempo, os lavradores da Moita deslocavam-se ao Santuário de Nossa Senhora de Aires com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, conhecida como Estrada dos Espanhóis, através de caminhos de terra batida, para serem benzidos e pedirem boas colheitas.

Da comissão organizadora fazem parte os municípios da Moita e de Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+